Extremoz é um município brasileiro situado no litoral do estado do Rio Grande do Norte. Pertencente à Região Metropolitana de Natal e ao Polo Costa das Dunas, localiza-se ao norte da capital do estado, distante desta 23,5 quilômetíos.
O território do atual município foi originalmente ocupado pelos índios tupis e paiacus. Posteriormente, as terras foram concedidas aos jesuítas em 1607. Esses religiosos foram responsáveis pela catequização dos indígenas e construíram a Igreja de São Miguel. No entanto, foram expulsos pelas invasões holandesas em 1757.
No século XVIII, Extremoz foi elevada à categoria de vila e, nas décadas seguintes, estabeleceu-se como um centro econômico e pecuarista. Na década de 1960, o município se emancipou de Ceará-Mirim. Sua importância histórica e a beleza natural de suas praias também fizeram de Extremoz um centro turístico conhecido internacionalmente.
O nome “Extremoz” é uma homenagem à cidade portuguesa de Estremoz, no Distrito de Évora. Com o tempo, a grafia passou a ser com “x” ao invés do “s”. Em Extremoz, encontra-se a famosa praia de Genipabu, considerada o cartão- postal do estado do Rio Grande do Norte. Além disso, há outras praias e monumentos históricos, como as ruínas da Igreja de São Miguel e a atual Igreja Matriz de São Miguel. O município também celebra festividades como o carnaval. as festas juninas e eventos religiosos
